LEAVES Relatório anual: 2020

O que é o LEAVES? Perder o cônjuge é um acontecimento comum, mas marcante nas vidas de muitos idosos. O idoso perde a pessoa com quem passou muitos anos, com quem construiu uma vida e que se tornou uma parte importante de si próprio e da sua rotina diária. A maioria das pessoas idosas apresenta um nível de sofrimento esperado durante algum tempo, mas é capaz de lidar com a perda e reconstruir a sua vida. Outros, contudo, enfrentam graves sintomas de luto prolongado e não são capazes de criar uma nova rotina diária. Como resultado, esse grupo corre o risco de sofrer consequências como depressão, solidão ou, na pior das hipóteses, culminar em suicídio. LEAVES é um serviço online que ajuda as pessoas idosas a lidar com a perda do seu parceiro. Através de um agente virtual, o idoso recebe ajuda para superar o luto a partir de exercícios e conselhos úteis para reorganizar a sua vida com base na nova realidade vivida. Ao mesmo tempo, são monitorizados alguns indicadores de saúde mental do utilizador e, se necessário, a ajuda profissional é acionada. No projeto LEAVES, este serviço online está a ser desenvolvido e avaliado por profissionais de diferentes disciplinas em 3 países europeus. Está também a ser criado um plano para levar o LEAVES para o mercado.

O que fizemos em 2020?

Em 2020, iniciou-se o projeto, que terá duração total de três anos. Foram realizadas múltiplas entrevistas com idosos em fase de luto. Incluímos também pessoas que podem trabalhar com o LEAVES ou que o poderão ver como um benefício (médicos de clínica geral ou cuidadores de saúde). Esta estratégia permitiu recolher os requisitos para a ferramenta LEAVES, para que a equipa consiga desenvolver um serviço que satisfaça os interesses de todos. A partir desse feedback, conseguimos avaliar com rigor os utilizadores desta ferramenta tecnológica Holanda, Suíça e Portugal. Assim, estamos capazes de responder a questões como “Quem oferece o serviço? Qual é o papel da família do enlutado?”, entre outras. Criámos também a base da tecnologia e a primeira “demo”, que poderá ser consultada por qualquer pessoa em: www.leaves-project.eu/demo. Finalmente, testámos esta versão com 13 idosos, para recolher a sua opinião: o que gostam e não gostam, em linhas gerais, na primeira demo. Uma vez terminado esse processo, desenvolvemos um método de monitorização da saúde mental dos idosos em fase de luto. Desta forma, podemos verificar quem pode usar o LEAVES com segurança e quem deverá ser redirecionado para ajuda profissional. Por fim, desenvolvemos um conjunto de designs visuais para o LEAVES. Estes serão colocados à prova em 2021.

Como entrar em contacto connosco?

A equipa do projeto está sempre disposta a encontrar pessoas interessadas e com ideias inovadoras! Quer seja uma idosa, um profissional de saúde, um assistente social ou alguém que acha o LEAVES tão entusiasmante como nós; Gostaríamos de ouvir a sua opinião! A equipa do LEAVES pode ser contactada através de www.leaves- project.eu/contact. Mais informações sobre o projeto, os seus resultados e a opção de subscrever a nossa newsletter podem ser encontradas no nosso site: www.leaves- project.eu